O Passe Livre Estudantil Intermunicipal tem 50 estudantes cadastrados em Santa Maria. Os beneficiados pelo programa são estudantes que residem na cidade e estudam em instituições de ensino superior, médio ou fundamental de outros municípios. Ainda é necessário enquadrar-se nos demais critérios estabelecidos pelo governo do Estado, como possuir renda per capita familiar de até um salário mínimo.
Para ter direito ao benefício, os estudantes que respeitavam os critérios fizeram cadastro na prefeitura entre 13 e 24 de janeiro. O município aderiu ao programa ainda em novembro do ano passado, por meio de convênio firmado com o governo do Rio Grande do Sul.
Conforme a Coordenadoria Municipal da Juventude, o maior número de estudantes (22) se refere àqueles que estudam no polo de Silveira Martins da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O valor a ser subsidiado aos alunos não paga o valor total da passagem, e é a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) que define que valor é pago aos estudantes. O cálculo tem como base o número de alunos por instituição, quilômetros rodados e o número de dias letivos por mês que o jovem precisa viajar.